top of page
Buscar

Como ter mais Autoconfiança - Parte 1


Que bom que você veio, estava te esperando. Um dos principais objetivos dos meus clientes no consultório é serem pessoas mais autoconfiantes para que possam realizar seus objetivos e construir uma vida mais significativa.


A história que você conta pra você acerca da pessoa que você é, ajuda a construir a imagem que você tem de si. Seu autoconceito é uma parte fundamental para transformar o design da própria autoconfiança. Quando nascemos ouvimos, das conversas entre adultos que nos cuidam, a história de quem nós somos. Com o tempo, passamos a contar a história de quem nós somos para os outros. Pergunto a você: quais histórias que te contaram sobre quem você é, que você continua contando para si e para o mundo? Essas histórias, na sua maioria, te fortalecem ou te fragilizam? Se o foco é aumentar a autoconfiança, sempre é tempo de recontar nossa história para nós mesmos. Em Psicologia chamamos isso de Ressignificação. Você nasceu para escrever e reescrever sua história várias vezes na linha do tempo.


Entender os detalhes da história que você está contando aí dentro, na sua mente, sobre quem é você; sobre como você é capaz (ou não) de organizar seu dia, suas tarefas e sua vida, irão te ajudar, e muito, a elevar seus níveis diários de autoconfiança. Reconte sua história interna - aquela sobre porque você ainda não alcançou seus objetivos mais nobres, por exemplo. Sugiro que o primeiro passo, essa semana, rumo ao trabalho de se tornar tão autoconfiante quanto você deseja, seja dar atenção a estes elementos da narrativa interna, reescrevendo o que já não combina com quem você quer se tornar. Junto disso, repasse seus valores: verifique se você está vivendo, de fato, uma vida com base naquilo que é significativo para você.

Mais adiante falaremos sobre o papel dos valores e da armadilha da vontade para o aumento da autoconfiança. Obrigada pelo seu precioso tempo.


Valéria Melo é psicóloga e seu trabalho é ajudar pessoas a terem uma vida significativa, com base no compromisso diário de viver seus próprios valores.



611 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Título 1

bottom of page