top of page
Buscar

Como ter mais Autoconfiança - Parte 2

Atualizado: 6 de dez. de 2021



Que bom que você veio, estava te esperando. No post anterior, falei contigo sobre ouvir a história que você conta para você mesmo e sobre questionar os motivos pelos quais você não tem alcançado os objetivos que gostaria. Possivelmente, após este questionamento, agora esteja pronta(o) para se perguntar: “Quais são meus valores? Como eles me guiam? Quais são meus objetivos de vida?" E mais: "Se eu alcançasse esses objetivos de vida que tracei, mas absolutamente ninguém tomasse conhecimento desse êxito, essas realizações continuariam a ter o mesmo significado para mim?”


O fato de uma pessoa não conhecer seus valores pode fazê-la gastar todo o tempo disponível de vida para realizar objetivos de outras pessoas, ou seja, objetivos que de fato, nunca lhe pertenceram. Não se questionar e refletir se está indo na direção certa é um dos fatores que compromete a autoconfiança.

Ter objetivos de vida e executá-los implica entrar em ação. Entrar em ação significa... sair da zona de conforto. Isso nos leva ao fato de que acreditar que a autoconfiança irá trazer uma sensação confortável é uma armadilha mental.


Quem realiza algo, não realizou apenas por “força de vontade”, pois a nossa vontade primordial é não sentir desconforto e não correr riscos em uma zona de conflito. Todo esforço consistente e persistente por anos a fio é feito num movimento contrário à nossa vontade, mesmo que reflitam os nossos valores. Imaginar que outras pessoas estavam confortáveis enquanto persistiam em seus objetivos de uma vida inteira é a principal armadilha para a frustração de não alcançar uma vida significativa e baseada nos próprios valores.


Na semana que vem teremos a parte 3 da nossa jornada de reflexões sobre como ter mais autoconfiança e juntos, vamos dialogar sobre o papel das pequenas tarefas diárias para a aumento da autoconfiança. Obrigada pelo seu precioso tempo.


Valéria Melo é psicóloga e seu trabalho é ajudar pessoas a terem uma vida significativa, com base no compromisso diário de viver seus próprios valores.

581 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Título 1

bottom of page