top of page
Buscar

Como ter mais Autoconfiança - Parte 3

Atualizado: 14 de dez. de 2021


Que bom que você veio, estava te esperando. No post anterior, "Como ter mais Autoconfiança - Parte 2", falamos da armadilha do pensamento de que é a 'força de vontade' que nos leva à rotina de construir uma vida significativa.

Hoje vamos refletir sobre o papel das rotinas e dos pequeninos hábitos diários. Ao contrário do que se imagina, a construção de uma autoconfiança fortalecida não é ameaçada pela ausência de grandes feitos, mas pela incapacidade de se manter pequenos hábitos positivos no dia-a-dia. Construir mais autoconfiança é um processo que envolve, tanto a quebra de padrões de comportamentos antigos, quanto a aquisição de novos padrões comportamentais. Esforçar-se para arrumar a cama todas as manhãs é um exemplo simples de um pequeno hábito, que ao ser negligenciado a longo prazo pode, inclusive, afetar a autoconfiança.

Para as pessoas que estejam tendo dificuldade em se organizar mental e emocionalmente na organização da rotina diária, sugiro a técnica “Ao final desta semana devo ter”. Consiste em, num domingo, anotar a lista das tarefas que devem ser realizadas durante a semana, até o próximo domingo. Escreva todas as atividades que irá desempenhar na semana que está pra começar: arrumar a cama; lavar a louça; pagar as contas. Durante a semana, recorra à lista, mas deixe para riscar item por item apenas no domingo seguinte, ocasião em que também irá preparar a lista do próximo período. Ao checar e riscar as tarefas executadas irá sentir bem-estar e aumentará sua crença na sua capacidade de organização e realização. É uma tarefa simples, mas que pode ser muito útil no início do treinamento da manutenção de pequenos hábitos diários para o aumento da autoconfiança.

Pra terminar, é preciso lembrar que autoconfiança é uma jornada, não um ponto de chegada e que é absolutamente natural enfrentar fases de autoconfiança sofrível e outras num nível incrível. Termos gentileza conosco nas fases mais difíceis é uma das maneiras de utilizar a autocompaixão para gerar autoconfiança, mas esse já é um tema para um outro post. Obrigada pelo seu precioso tempo.


Valéria Melo é psicóloga e seu trabalho é ajudar pessoas a terem uma vida significativa, com base no compromisso diário de viver seus próprios valores.


585 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Título 1

bottom of page